Projeto Acácia

Projeto Acácia Mangium no Vale do Paraíba

Com o mesmo propósito do Projeto Guanandi no Vale do Paraíba, a GUANANDI PRODUTOS AGRICOLAS, vem plantando e fomentando o reflorestamento de Acácia Mangium, mas agora em terrenos altos antes utilizados como pastagens.

Trata-se de uma nova árvore de alta capacidade de crescimento (5 m/ano) que produz madeira de grande valor comercial. Em países da Ásia, ela vem sendo empregada em substituição à teca (Tectona grandis), com grande vantagem e maior lucratividade. Na Índia especificamente, um hectare de floresta desta espécie tem dado retornos financeiros superiores a maiorias das espécies de eucalipto plantadas, desconsiderando-se a madeira oriunda dos desbaste, o tanino extraído da casca, o mel das folhas e flores, a própolis, a cera, a geléia real, a forragem animal das folhas (41% de proteína) e outros benefícios ambientais. As novas leis ambientais vigentes não permitem mais a extração predatória de madeiras de florestas naturais, conseqüentemente, madeiras oriundas de reflorestamento valorizaram muito nos mercados nacional e internacional, assegurando excelentes rendimentos financeiros a quem investe no plantio de árvores. Além do retorno econômico garantido, o reflorestamento de Acacia mangium permite o aproveitamento de terras íngremes, de solos degradados e até aquelas impróprias para a agricultura, valorizando a propriedade rural, do ponto de vista econômico, com gastos mínimos de mão de obra para manutenção da floresta plantada até o corte.

A exemplo de áreas já plantados no Norte do Brasil, em que uma empresa canadense reflorestou mais de 30.000 ha para utilização de sua madeira e seus sub produtos, no estado de SP essa espécie está ganhando novos adeptos, como na região de Salesópolis a 90 km da capital de São Paulo e no Vale do Paraíba, com incentivo de prefeituras à pequenos e grandes produtores rurais.

Agência deze7