Empresa

Fundação

Fundada em novembro de 1911 pelo Dr. Cicero da Silva Prado. Era muito conhecido por sua imagem de trabalhador, homem de grande visão, por sua forma de tratar seus funcionários, e por sua capacidade produtiva e amor por Pindamonhangaba.

Pioneirismo

Numa época em que os produtores de café da região substituíram suas lavouras por criação de gado, Dr. Cícero Prado foi o pioneiro no plantio de arroz na região.

"E se aproveitasse a palha do arroz para a fabricação de papelão?" Surge então, em 1.927, a primeira fábrica produzindo 400 a 500 quilos diários de papelão. Produzia cartolina de várias qualidades e alguns tipos de papéis; máquinas foram adquiridas para a fabricação do papel Kraft, de largo emprego, o que conferiu a Coruputuba o pomposo prêmio de maior fábrica de papel da América do Sul da epoca, demonstrando o quão visionário era o chamado, meninoPrado...

Construiu um império na Fazenda Coruputuba onde gerações se sucederam: desde a produção de arroz, cachaça (Sapucaia) e papel até a construção de escola, maternidade e a criação de seu próprio banco o Banco Cícero Prado S.A. sediado na Av. Rio Branco em S. Paulo, onde hoje é uma agencia bancaria.

  • Secagem papelão de arroz (1928)
  • Complexo rural Coruputuba
  • Banco Cícero Prado S.A.
  • Marco Histórico

    Igreja Nossa Senhora Aparecida, de arquitetura singular, (construída em 1936), fruto de uma promessa da Sra. Maria de Lourdes da Silva Prado para comemoração de paz no período da revolução de 1932.

    O acordo foi assinado na Fazenda Coruputuba pelos generais paulistas - Andrade, Palimercio, Figueiredo, e Herculano de Carvalho - na presença do Dr. Cícero da Silva Prado e sua esposa Sra. Maria de Lourdes da Silva Prado.

    Documento redigido pela Diocese de Taubaté, pelo Vigário Padre João Jose de Azevedo em 1934, comprovando a veracidade dos fatos. Faça o download do arquivo no botão abaixo:

    Agência deze7